sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

CRUZ A MARCA DO AMOR



Nós vivemos em meio a um alvoroço de imagens. Muitas delas invadem nossa privacidade com mensagens apelativas e, muitas vezes, ocultas em seus símbolos. As crianças nem sabem ler, mas já identificam os logotipos das marcas dos brinquedos, doces, parques e lanchonetes.O logotipo exprime claramente seu significado.
Quando vemos alguém com um crucifixo, logo pensamos: "Este é católico".

A Cruz é muito mais do que um mero logotipo, é a nossa marca de cristãos, nossa identificação. Mas, será que compreendemos o significado da Cruz tão bem quanto as crianças sabem identificar o logotipo daquilo que elas gostam?

Pense um pouco.

O que é a Cruz siginifica para você, pessoalmente?

O que é Cruz?

Para as crianças a identificação é instantânea, quase automática. Nós, ao contrário, temos que parar para pensar no significado da Cruz. Ele não é tão evidente para nós. Isto por dois motivos:

Um é aceitável e até louvável. Há um grande mistério envolvido na Cruz e por isso é uma fonte inesgotável para meditação.

As crianças identificam com rapidez o logotipo, porque gostam daquilo que ele representa. E aqui está o outro motivo pelo qual temos que parar para pensar no significado da Cruz. Nós não gostamos de Cruz! Não queremos sofrimento, dor, dificuldades, nem mesmo por Jesus. Não adianta colocar "panos quentes", a verdade é esta.

Há quem afirme: "Se Jesus Ressuscitou, porque vocês gostam tanto de vê-lo morto na Cruz?" Na minha opinião, só ressuscita quem morre e Jesus, assumindo a nossa condição humana, primeiro morreu para depois ressuscitar. Nisto consiste a nossa vitória, Jesus morrendo, matou a morte e nos deu a vida eterna. Além do que, somente quem ama é capaz de dar a vida pelo ser amado. A Cruz é a maior prova do Amor de Deus por nós e devemos ter sempre esta realidade diante dos nossos olhos. Ser cristão não é ser masoquista, mas é dar um sentido ao sofrimento. Querendo ou não neste mundo haveremos de sofrer. Portanto é melhor usarmos bem o sofrimento quando ele vier e não desperdiçar a oportunidade de oferecer isto a Deus. Além do mais, a Cruz é condição indispensável para quem quer seguir Jesus.

"Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me". Lc 9, 23

Só aquele que verdadeiramente ama a Cristo é capaz de compreender este mistério. "A linguagem da Cruz é loucura para os que se perdem, mas para os que foram salvos,é força divina". I Cor 1,18

É na Cruz de Jesus que encontramos força para levar nossa Cruz. Não resolve nada ficar reclamando do peso da Cruz. Porque quanto mais reclamamos pior fica. O livro "Imitação de Cristo" afirma "Se levas com gosto a Cruz, ela te levará. Se levares a contragosto, acabas por torná-la mais pesada para ti e a ti mesmo sobrecarregas. Se rejeitares uma cruz, sem dúvida encontrarás outra, e possivelmente mais pesada". Há um ditado popular diz: "Um crucificado que não se mexa, porque dói mais".

Nós temos sempre a tentação de querer a cruz dos outros, porque achamos que é mais leve. Mas isto é tolice, a cruz é feita sob medida, ela tem o peso certo que podemos suportar. Ou então, almejamos as grandes Cruzes dos Santos mártires e esquecemos das pequenas cruzes do cotidiano. Santa Teresinha compreendeu bem isto e se tornou a santa das pequeninas coisas.

Este mistério não está distante da nossa realidade, contudo precisamos ter clareza daquilo que realmente é Cruz na nossa vida, porque senão nós nunca a abraçaremos verdadeiramente.

Cruz é tudo aquilo que nos custa, nos faz sofrer, vai contra a nossa natureza ou contraria a nossa vontade.

Enfim, o mistério da Cruz é muito profundo e as palavras são incapazes de expressar todo o seu real significado. Só compreenderemos o significado da Cruz quando estivermos crucificados com Cristo.Assim, a Cruz não será somente a marca do amor de Deus por mim e por você, mas a marca do amor correspondido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário